Orquestra Organismo é um fluxo artístico colaborativo e interdisciplinar agenciador de ações diretas e poéticas. Desempenha esforços em gerar ciclos autônomos que em diversos momentos se complementam como desencadeamentos espontâneos caminhando juntos em um mesmo processo de construção poética.
Em meio às ações que idealiza e participa, tem constantemente refletido sobre questões relacionadas a agenciamento, ritualização e formação de circuitos. Se dispõe a proporcionar encontros relacionais não-hierárquicos entre seus integrantes com diversos organismos coletivos, instituições e artistas, repensando também o conceito de público e as formas de colaboratividade, bem como as metodologias empregadas para cada circunstância.
Como complemento, dedica-se à recombinação e abertura de códigos de conhecimento. Desde 2005, vem desenvolvendo pesquisas baseadas em ferramentas de software e hardware livres cujo processo criativo é voltado à sustentabilidade de uma percepção cultural compatível com a humanização da tecnologia.
Poetizando a utilização de métodos computacionais e da engenharia dos instrumentos, busca possibilitar um aprendizado mais lúdico das ferramentas científicas e desconstruir o mitificado processo industrial mercadológico.
Seus encontros são marcados por ressonâncias e discussões contínuas, onde poéticas abertas e processuais reatualizam as próprias práticas de invenção, despertando resistentes faíscas de lucidez em meio aos recalques do cotidiano mediado por simulacros espetaculares.
conSerto
hackeando catatau
cultura livre
dados crudos
descatatau
embaplab
matema
mimosa
polavra
pure data
jardim de volts
apodrece e vira adubo
Nenhum comentário:
Postar um comentário