TECNOLOGIA E SUBJETIVAÇÃO: A QUESTÃO DA AGÊNCIA
A linguagem, os discursos, a sociedade, a cultura, a história substituem o lugar do sujeito como agência.No entanto, continuam sendo instâncias purificadas às quais atribui-se o privilégio da ação. Abandona-se o sujeito, mas há uma continuidade idealista na qual a agência só pode estar no campo dos humanos-entre-eles.É contra essa atribuição da agência apenas aos humanos-entre-eles que está estruturado este texto, defendendo os híbridos, os coletivos sócio-técnicos e as máquinas. Este trabalho irá explorar conceitos de Gilles Deleuze,Félix Guattari, Bruno Latour e Pierre Lévy, articulando-os para a abordagem de uma concepção de subjetivação que escape da agência reputada unicamente aos humanos-entre-eles.
(Leia artigo na Integra)
Midiateca HannaH
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O HOLISMO E A GARANTIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS
O que é o holismo?
O holismo é o resgate da dimensão ética no sentido mais profundo. Consiste num compromisso com a humanidade, com a preservação da natureza e com o estabelecimento de uma relação revolucionária entre homens, animais e plantas. Todos elementos fazem parte de um grande corpo. O holismo traz uma proposta de vida integral. (...) É o que Félix Guattari chama de ecosofia. (...)
"Quando o povo passa fome,
isso acontece porque os fortes e os poderosos
cobram impostos em demasia: por isso ele passa fome.
Quando o povo é difícil de ser governado,
isso acontece porque os fortes e os poderosos
se intrometem em demasia: por isso ele é difícil de ser governado.
Quando o povo faz pouco caso da morte,
é porque os fortes e os poderosos querem viver a boa-vida:
por isso ele faz pouco caso da morte.
Contudo, quem não age por amor à vida
é melhor do que aquele para quem a vida é preciosa."
Lao-Tzu
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Midiateca HannaH
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SUBJETIVIDADE E TECNOLOGIA
Subjetividade e tecnologia: as novas máquinas produtoras de corpos
Este artigo pretende refletir acerca da ampliação do entrelaçamento entre o humano e a máquina através das tele-tecnologias e da disseminação dos dispositivos e da lógica hipertextual que acabou por alcançar o próprio corpo, que é submetido a todo tipo de operações: modelizado por programas computacionais (...) entregue ao jogo das aparências e da simulação das identidades nos chats e salas de conversação, conectado a próteses artificiais, vasculhado em seu interior - mas sem ser penetrado (...) Poderíamos afirmar que, mais do que objeto de desejo (como comprovam todas as paixões eróticas que pululam na Internet, das mais perversas às mais inocentes), o corpo aparece aí como um objeto de projeto (...)
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Midiateca HannaH
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MULTIDÃO E PRINCÍPIO DE INDIVIDUAÇÃO
A multidão é uma rede de indivíduos. O termo “multidão” indica um conjunto de singularidades contingentes.
Essas singularidades não são, no entanto, uma circunstância sem nome, mas, ao contrário, o resultado complexo de um processo de individuação. Resulta evidente que o ponto de partida de toda verdadeira individuação é algo ainda não individual. O que é único, não reprodutível, passageiro, provém, de fato, do que é mais indiferenciado e genérico. As características particulares da individualidade enraízam em um conjunto de paradigmas universais. (...) Mas o que é exatamente o individual? (...)
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Midiateca HannaH
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Três artigos do meu amigo Nepo:
A sociedade está pronta para a Web 2।0?
http://www.ico.org.br/artigo_sociedade.htm
A ciência da informação resistirá à Internet ? - reflexões soltas de um aluno de doutorado
http://www।ico.org.br/artigo_ciencia.htm
Vai começar um blog mas não sabe o que dizer?
http://www।ico.org.br/artigo_deus.htm
Web 2.0: entrega a Deus!
http://www.ico.org.br/artigo_deus.तम
23 de agosto de 2007
TECNOLOGIA E SUBJETIVAÇÃO
às 12:39:00
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