Ensaio sobre Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior Brasileiro
por Keila Borba
Este texto é um pequeno ensaio sobre a questão da avaliação no Ensino Superior Brasileiro, abordando de forma sucinta os principais modelos avaliativos e suas influências sobre as práticas pedagógicas dos professores universitários hoje. Trata-se de um texto produzido sob revisão bibliográfica. (...)
“Compreender as relações e implicações que se ocultam por trás das práticas avaliativas, sem dúvida é compreender a ideologia na qual elas se apóiam” (Souza, 2005)
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Ensino Superior no Século XXI: Direito de Aprender
Pedro Demo
Neste ensaio preliminar, tento dimensionar alguns desafios da educação superior no século XXI, tomando em conta o cenário de mudanças que vivemos hoje, cada vez mais veloz, conturbado, complexo, não linear, imprevisível, estonteante.
A universidade seria a instituição mais adequada para dar conta desta avalanche, até porque se esperaria dela que pudesse estar à frente dos tempos e os conduzir.
Conhecimento sempre foi a energia humana capaz de construir alternativas, movido pelo ímpeto desconstrutivo, disruptivo, na típica volúpia de um ser limitado que teima em não aceitar limites. Sempre vinculado também à soberba (hybris), conhecimento representa a fonte das mudanças direcionadas, porque, ele mesmo, como dinâmica disruptiva, não se repete, reproduz, transmite (Burke, 2003). Em grande medida, a universidade seria a casa privilegiada do conhecimento e da dinâmica de sua desconstrução e reconstrução sem fim. (...) continua...
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3 de janeiro de 2008
Ensino Superior Brasileiro
às 10:03:00
Marcadores:
Ensino Superior
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