Pesquisa sobre religião
Por Paulo Borges, da Universidade de Lisboa.
Cremos que um dos maiores desafios de sempre, mais urgente no atual momento histórico, é contribuir para que a religião, um dos fatores mais constitutivos da experiência humana, mas também dos mais indutores de conflito, por suscitar as adesões mais passionais e irrefletidas às revelações e representações da verdade absoluta, se converta em estímulo ao diálogo, à compreensão mútua e ao progresso espiritual e social. Cremos também que isso só será possível, sem sacrifício das diferenças religiosas, expressão da riqueza e diversidade do património e da experiência humanos, por um aprofundamento de cada uma que, relativizando as formulações doutrinais e dogmáticas à experiência ético-espiritual do sentido último das coisas e do bem comum, permita reconhecer as diversas tradições religiosas e também laicas como mediações e vias diferentes para um mesmo ou semelhante fim. Contudo, a subordinação das vias a um fim que as transcende enquanto tais, e que vemos como a plena realização humana na experiênciada natureza última e comunitária da realidade, deve acompanhar-se da consideração de que, para cada homem e grupo humano concreto, com características psicológicas e condições histórico-culturais diferenciadas, esse fim se atinge mediante a via específica que melhor se lhes adequa, prevenindo-nos das ambiguidades (...)
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Experiência Religiosa e Crescimento Pessoal: Uma Compreensão Fenomenológica
Por Thais de Assis Antunes Baungart e Mauro Martins Amatuzzi
O objetivo desta pesquisa foi entender em que sentido a experiência religiosa de católicos pode estar relacionada com o crescimento pessoal. Foram realizadas entrevistas não diretivas ativas com quatro pessoas praticantes da religião católica. Os participantes tinham mais de 18 anos e foram indicados por líderes religiosos. As entrevistas foram analisadas qualitativamente dentro de um enfoque fenomenológico. A experiência religiosa dos participantes mostrou-se relacionada com o crescimento pessoal num sentido de mudanças subjetivas. Tais mudanças trouxeram como conseqüência alterações nos comportamentos dos entrevistados, tais como: maior tolerância nos relacionamentos interpessoais, inserção em grupos sociais, autoconhecimento e empatia. Segundo os depoimentos, essas mudanças subjetivas proporcionaram uma melhora na qualidade de vida dos participantes.
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30 de outubro de 2008
Religião
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