27 de fevereiro de 2008

ARTIGOS: TEXTOS, RESENHAS SOBRE FILOSOFIA





PRÁXIS DE JESUS E PRÁXIS DA LIBERTAÇÃO À LUZ DO ANTICRISTO DE NIETZSCHE
Edélcio Ottaviani

O artigo procura resgatar o sentido da práxis no pensamento nietzschiano e demonstrar como ele se associa à compreensão socrática de não submeter a práxis à teoria, segundo o pensamento desenvolvido por Hannah Arendt, à luz do estudo desenvolvido por Jacques Taminiaux. Procuramos associar esta reflexão a um momento particular da história latino-americana, em que milhares de pessoas foram perseguidas, torturadas e assassinadas por quererem realizar na prática um projeto de libertação. Neste sentido, apresentamos a práxis da libertação como uma forma concreta de liberação da alienação e como ação concreta de autoformação do sujeito em seu combate às ditaduras militares, defensoras incontestes da violência inescrupulosa do capital. Numa atitude de provocação, queremos demonstrar que a Teologia e práxis da libertação, inspiradas na práxis de Jesus, não se manifestaram como forças contrárias à vida e instrumentos de alienação, mas instrumentos incontestes de libertação.

http://www2.pucpr.br/reol/index.php/RF?dd1=1528&dd99=pdf



O LUGAR DO TRANSCENDENTAL
Alberto Marcos Onate

Na filosofia contemporânea, um dos temas predominantes é a questão do transcendental. Este artigo pretende tratar da questão a partir do debate entre Husserl e Heidegger. Partindo dos textos pontuais de ambos os pensadores e de um artigo de Jean-François Courtine sobre o tema, procura-se mostrar em que medida e segundo quais operadores conceituais as duas abordagens se aproximam e se distanciam.

http://www2.pucpr.br/reol/index.php/RF?dd1=1530&dd99=pdf


IGUALDADE – TRAJETÓRIAS DE UMA NOÇÃO NO PENSAMENTO E NO IMAGINÁRIO POLÍTICO
José D’Assunção Barros

Este artigo busca elaborar uma visão panorâmica sobre o desenvolvimento da noção de Igualdade no pensamento político e em movimentos sociais e políticos que as favoreceram, procurando trabalhar com alguns modelos clássicos de Igualdade de modo a compará-los no seu contexto de surgimento.

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A TERCEIRA FORMA DE SI ESPIRITUAL HEGELIANA ILUSTRADA COM PERSONAGENS DE GOETHE
Jaqueline Cristina Rossi

Neste artigo, ilustraremos a terceira forma de si espiritual hegeliana, o espírito certo de si mesmo, com personagens de Goethe. Partiremos da hipótese de que a Fenomenologia do espírito, de Hegel, pode ser posta lado a lado ao romance de Goethe, Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, segundo o conceito de ‘Bildung’. Sob este ângulo, o drama de Goethe, Fausto, caracterizaria o espírito certo de si mesmo como a necessidade recíproca de sacrifício do universal e particular. Esta necessidade, que parte de uma crítica da posição moral Kantiana, é apresentada no diálogo entre a consciência que é certa de si e age e a bela alma que quer, acima de tudo, manter a pureza do universal. Esta passagem Hegel chama de o mal e seu perdão. O resultado será uma nova consciência, a mais alta unidade em oposição do particular e universal.

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IMAGEM E CONCEITO: a metáfora da caça na filosofia da renascença
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O EPICURISMO DE ERASMO
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ERASMO DE ROTERDAM E A EDUCAÇÃO HUMANISTA CRISTÃ
http://www2.pucpr.br/reol/index.php/RF?dd1=1526&dd99=pdf

MITOLOGIA, ALEGORIA E ATEÍSMO PRÁTICO
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Nietzsche e Freud: eterno retorno e compulsão à repetição
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Crítica da religião e sistema em Kant: um modelo de reconstrução racional do Cristianismo

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METAFÍSICA E METAPSICOLOGIA EM CONFRONTO: Aristóteles e Lacan no Seminário VII
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