18 de junho de 2008

Pergunte ao pó - Livro




O LIVRO

Título : PERGUNTE AO PÓ
Autor : John Fante
ISBN : 8503007533
Gênero : Ficção Estrangeira - Romance
Páginas : 208
Formato : 14x21
Preço : R$ 31,00

"Eu era um jovem, passando fome, bebendo e tentando ser escritor. Nada do que eu lia tinha a ver comigo. Eu tirava livro após livro das estantes. Por que ninguém dizia algo? Por que ninguém gritava? Então, um dia, puxei um livro e o abri, e lá estava. As linhas rolavam facilmente através da página, havia um fluxo. Cada linha tinha sua própria energia e era seguida por outra como ela. (...) E aqui, finalmente, estava um homem que não tinha medo da emoção. O humor e a dor estavam entrelaçados com uma soberba simplicidade. O livro era Pergunte ao Pó e o autor, John Fante. Ele se tornaria uma influência no meu modo de escrever para a vida toda.
Trinta e nove anos depois, reli Pergunte ao Pó. Ele ainda está de pé, como as outras obras de Fante, mas esta é a minha favorita porque foi minha primeira descoberta da mágica."


Charles Bukowski
5/6/1979

A Editora José Olympio relança o clássico de John Fante, Pergunte ao Pó, com nova tradução de Roberto Muggiati. O livro conta a história do alterego do autor, o escritor Arturo Bandini. Filho de imigrantes, o protagonista é um jovem pretenso a escritor que se sente excluído da sociedade. Ele quer escrever sobre a vida e o amor, mesmo não tendo muita experiência sobre ambos, e se apaixona por Camilla, que ama outro homem.

O romance se passa na Los Angeles da década de 1930. Fante, que morreu há vinte anos, é um dos mais importantes nomes da literatura americana e seus livros influenciaram a geração beat e muitos escritores, entre outros, Charles Bukowski, que assina o prefácio. A José Olympio também vai relançar Espere a primavera, Bandini.

John Fante nasceu no Colorado em 1909. Freqüentou a escola paroquial em Boulder, e o Ginásio Regis, um internato jesuíta. Freqüentou também a Universidade do Colorado e o Long Beach City College. Fante começou a escrever em 1929. Publicou inúmeros contos em The Atlantic Monthly, The American Mercury, The Saturday Evening Post, Collier's, Esquire e Harper's Bazaar. Seu primeiro romance, Espere a primavera, Bandini, saiu em 1938. No ano seguinte, lançou Pergunteao pó. Neste meio tempo, ocupou--se em escrever roteiros de cinema. Alguns de seus créditos incluemFull of Life / Um Casal em Apuros, Jeanne Eagels / Lágrimas deTriunfo, My Man and I / SemPudor, The Reluctant Saint / O Santo Relutante, Something for a Lonely Man, My Six Loves / Meus Seis Amores e Walk on the Wild Side / Pelos Bairros do Vício. John Fante foi acometido de diabetes em 1955 e as complicações da doença provocaram a sua cegueira em 1978; mas continuou a escrever ditando à sua mulher, Joyce, e o resultado foi Sonhos de Bunker Hill. Ele morreu aos 74 anos, em 8 de maio de 1983.

http://www.record.com.br/detalhe.asp?titulolivro=5868&pagina=&nPaginas=1&origem=&cod_outros=&busca_palavra=fante&busca_tipo=

Nenhum comentário: